• Andresa Cury Lima

Captação de águas pluviais: uma solução para o seu bolso e para o mundo

Atualizado: Jan 29

O reflexo das atitudes do ser humano tem produzido consequências ao meio ambiente diariamente. Ocupam cada dia mais áreas verdes construindo obras, revestindo o solo com concreto e isso reduz a infiltração da água, gerando um escoamento em locais com uma drenagem que não foi preparada para isso, e dessa forma surgem as enchentes. As ruas tomadas por água, como pode-se ver nos jornais. Paradoxalmente, há cidades enfrentando secas continuamente, como o semi-árido do nordeste e São Paulo, que em 2014 teve o seu maior cenário de crise hídrica. Considerando essas consequências, o aproveitamento de águas pluviais pode reduzir as enchentes, pois diminui o acúmulo de água no asfalto e permite a existência de reservatório de água reserva para os períodos de seca.


Devido a isso, surge então uma solução: O aproveitamento de águas pluviais para fins que não necessitam de uma água potável. Por exemplo, para lavagem da calçada, da varanda, para a descarga, irrigação, lavagem de roupas, louças, lavar o carro. Segundo a SEBESP cada litro de água custa R$0,005, ou seja, meio centavo por litro. Logo, esse aproveitamento é um benefício para o meio ambiente e para o seu bolso pois será R$0,005/litro de economia no seu dia-a-dia, utilizando a água que escoa pelo seu telhado, pela sua varanda e pelo seu quintal em todos os dias chuvosos. Já que é uma solução também para o seu bolso, olha só o quanto você pode economizar de água, utilizando águas pluviais:



De acordo com estudos realizados, essa economia é de 30% a 50% na sua conta de água, com isso o retorno do seu investimento é garantido. Esse tempo de retorno (ROI - Return on investment) pode ser calculado de acordo com o consumo de água de cada projeto, quando for obter o seu, peça a empresa para que calcule isso, é uma boa ferramenta de comprovação dos benefícios desta solução. Mas, para definir uma média, esse tempo de retorno pode ser de 4 a 8 anos.


Se você tem interesse em utilizar a água da chuva para fins potáveis, não é um problema. Com o uso de estações de tratamento simplificadas consegue-se potabilizar a água de chuva e dessa forma utilizá-la para todo e qualquer fim. Para beber, tomar banho, para torneiras, lavar roupas. A obtenção dessa estação de tratamento deve ser analisada de forma individual para cada empreendimento, pois, poderá ser necessário etapas diferentes de acordo com a qualidade prévia da sua água da chuva. E não se preocupe, com o avanço dos estudos e tecnologias as estações ocupam cada vez espaços menores para que seja uma solução viável e sustentável.


O projeto de CAP já é obrigatório para construções no estado de São Paulo, devido ao seu histórico de alagamentos e com isso engarrafamentos e acidentes, e a presença dos períodos de seca. No cenário em que vivemos hoje no Brasil, as inúmeras tragédias que estão ocorrendo devido ao grande volume de chuva, é de se esperar que se torne obrigatório para todos os demais estados em breve. Então, não espere pela obrigatoriedade para ajudar a tornar o mundo melhor, mais sustentável, econômico e justo. Faça a sua parte desde já.

Sem mais dúvidas, esse projeto é muito vantajoso para você que está consumindo muita água, possui uma taxa de esgoto muito cara ou se quer economizar o seu dinheiro e ainda aderir a soluções sustentáveis ajudando o meio ambiente. Gostou de aprender sobre o projeto de CAP e quer saber mais sobre ele? Clica aqui e entra em contato com a gente!

80 visualizações

marketing@esajr.com

Whatsapp: +55 (71) 99124-2890

Horário de funcionamento: 08h - 17h

  • soon-873316_960_720
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

Escola Politécnica da UFBA, 3º andar. Rua Aristides Novis, nº 2, Federação.