top of page

Como reduzir os "lixos" gerados nas empresas

Você possui dificuldade em reduzir os resíduos produzidos na sua empresa? Esse artigo é conduzido para te ajudar a diminuir a quantidade desse resíduo e ensinar a como realizar o descarte e o reaproveitamento do mesmo de forma correta.


A organização não governamental internacional, World Wide Fund for Nature, que atua nas áreas de conservação, investigação e recuperação ambiental, fez um estudo no qual mostra um ranking dos países no mundo que mais produzem lixo. O Brasil encontra-se em quarto lugar. São 11.355.220 toneladas e apenas 1,28% de reciclagem. Logo, é indiscutível que esse problema seria menor se os resíduos tivessem como destino a reciclagem ou fossem reutilizados de alguma maneira.

Dentro dos prejuízos causados pelo acúmulo de resíduo, podemos citar:


Para o meio ambiente:

•Contaminação da água e do solo através do chorume.

•Mau odor do lixo que encontra-se em decomposição.

•Aumento de gases poluentes, gerados pelo lixo em decomposição.

•Deslizamento de encostas.

•Assoreamento de mananciais.

•Enchentes.

•Estrago na paisagem.


Para a saúde humana:

•Aumento da proliferação de doenças, pois o lixo é atrativo, por exemplo, para ratos, baratas e moscas, entre outros. Além disso, ainda pode tornar-se criadouro de mosquitos vetores de enfermidades como o Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue.

•Aumento do número de incêndios que são causados pelos gases gerados na decomposição dos resíduos.



Nesse contexto, esse problema é muito presente na maioria das empresas brasileiras, com o consumo diário de materiais descartáveis. A falta de uma política de reciclagem ou reaproveitamento colabora com o aumento diário do acúmulo do lixo, sendo necessário adotar medidas urgentes para reverter a situação.


Algumas dessas medidas são:

Diminuir o número de lixeiras para que haja mais reciclagem. Se a empresa adotar o uso excessivo de lixeiras, fica extremamente difícil para a colaboração da separação de resíduos de forma certa, uma vez que embalagens e restos de frutas são descartadas na mesma lixeira. A forma mais eficiente e prática para que ocorra a separação corretamente é aderir a coleta seletiva na empresa, separando os resíduos em recicláveis, orgânicos e rejeitos, com uma boa identificação, para que os trabalhadores escolham a lixeira correta.

Aderir uma gestão de resíduos eficiente que visa não só à redução da geração de lixo, porém também o melhor acompanhamento durante todo o seu ciclo produtivo. E, dentro dessa metodologia, surge uma facilidade proporcionada pela atualidade: A tecnologia digital, podendo ajudar as empresas na tarefa de identificação, quantificação e monitoramento dos resíduos, para que haja mais facilidade e precisão para propor uma solução na destinação final.

Reaproveitar as sobras, como embalagens, papéis, papelões, alimentos, entre outros. Esses reaproveitamentos podem acontecer das seguintes formas: modificar aquilo que você não usa mais para transformar em outro objeto útil; usar caixa de papelão para armazenar pertences; reutilizar envelopes; as latas e garrafas podem servir de porta lápis/porta coisas ou, até mesmo, vasos de plantas; os restos de alimentos podem virar compostagem para que haja adubação natural para as plantas do ambiente de trabalho e muito mais.



Encontra dificuldades no gerenciamento de resíduos na sua empresa e/ou ainda não sabe como seguir essas medidas? Não precisa se preocupar! Entre em contato clicando aqui que ajudaremos.


Autoria: Maria Eduarda Dias

Graduanda em Egenharia Sanitária e Ambiental - UFBA


 

Quer nos referenciar?


DIAS, Maria Eduarda. Esa Jr. Como reduzir os "lixos" gerados nas empresas. 2020. Disponível em: https://www.esajr.com/post/como-reduzir-os-lixos-gerados-nas-empresas


 


Fontes Utilizadas:

AMADEU, Juliano. Lixo- comportamento das empresas. Disponível em <https://administradores.com.br/artigos/lixo-comportamento-das-empresas> acesso em 10 de dez de 2008.


AGÊNCIA BRASIL. Brasil é o 4 país que mais produz lixo no mundo, diz WWF. disponível em <https://www.google.com.br/amp/s/agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-03/brasil-e-o-4o-pais-que-mais-produz-lixo-no-mundo-diz-wwf%3famp> aceso em 05 de mar de 2019.


VGRESÍDUOS. Cinco dicas simples para reduzir lixo a zero na sua empresa. Disponível em <https://www.vgresiduos.com.br/blog/cinco-dicas-simples-para-reduzir-lixo-a-zero-na-sua-empresa/> acesso em 14 de abr de 2020.


40 visualizações0 comentário
bottom of page