DIA DE MANDELA: Inspirando Mudança

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”


Nelson Mandela


O dia internacional de Nelson Mandela, também conhecido como Dia de Mandela é celebrado em 18 de julho, em homenagem a seu aniversário. Instituído em novembro de 2009 pela Assembleia Geral da Organização da Nações Unidas (ONU), para homenagear um dos maiores líderes da história, símbolo de coragem, luta pela liberdade e paz. Essa decisão teve como objetivo promover a proteção dos direitos humanos, em destaque a luta por igualdade entre pessoas de diferentes origens e etnias, assim como estimular a resolução pacífica dos conflitos entre povos e a prevalência da integridade da humana.

Nelson Mandela é mais do que um nome conhecido por muitos, mas também um homem que se tornou um símbolo da luta por igualdade racial ao revolucionar a luta contra o Apartheid. E assim, liderando a transformação em um país que separava seu povo - tanto física quanto socialmente - pela cor de pele, Mandela foi um guerreiro no combate ao racismo e na perseverança pela construção de uma vida melhor para todos, buscando garantir a igualdade social, política e econômica para os negros que viviam na África do Sul, deixando um legado marcado pela justiça social.

Após passar 27 anos privado de liberdade em uma prisão em Joanesburgo sob acusação de incitar greves, Nelson Mandela se tornou o primeiro presidente Negro da África do Sul. Advogado e símbolo de resistência contra opressão, ganhou um Prêmio Nobel pela sua luta contra o regime segregacionista. Defensor dos direitos humanos Mandela declarou, “Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Eu nutri o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que eu espero viver para alcançar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer.”

No dia em sua homenagem, a Fundação Mandela e a ONU incentivam as pessoas a dedicarem 67 minutos do seu dia para apoiar uma causa e ajudar pessoas que precisam, desenvolvendo alguma ação social em prol do outro. É importante destacar que esses 67 minutos são irrisórios se comparados aos 67 anos de vida que Mandela dedicou a lutar por seu povo, sendo esta uma boa forma de transformar o mundo em um lugar melhor através de pequenas ações.



Autoria: Michele Santana

Graduanda em Engenharia Sanitária Ambiental - UFBA

Quer nos referenciar?


SANTANA, Michele. Esa Jr . DIA DE MANDELA: Inspirando mudança. Disponível em: https://www.esajr.com/post/dia-de-mandela-inspirando-mudança.




Fontes utilizadas:


AUTOSSUSTENTAVEL.Transforma em Ação e Inspira Mudança. Faça de cada dia um dia de Mandela. Disponivel em <http://autossustentavel.com/2016/07/transforma-em-acao-e-inspira-mudanca-faca-de-cada-dia-um-dia-de-mandela.html> acesso em 17 de jul de 2020.


CALLENDAR BRASIL. Dia Internacional Nelson Mandela. Disponivel em <https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-de-nelson-mandela/> acesso em 17 de jul de 2020.


ISTOÉ. Mandela, símbolo da luta pela liberdade. Disponivel em <https://istoe.com.br/mandela-simbolo-da-luta-pela-liberdade/> acesso em 17 de jul de 2020.


ONU NEWS. ONU recorda Nelson Mandela como “extraordinário defensor global da dignidade e igualdade”. Disponivel em < https://news.un.org/pt/story/2019/07/1680391> acesso em 17 de jul de 2020.


UNIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS. Defensor dos direitos humano Nelson Mandela(1918-2013). Disponivel em < https://www.unidospelosdireitoshumanos.org.br/voices-for-human-rights/nelson-mandela.html> acesso em 17 de jul de 2020.


BAHIA NOAR. Dia Internacional de Nelson Mandela é comemorado nesta quinta-feira. Disponivel em <https://bahianoar.com/dia-internacional-de-nelson-mandela-e-comemorado-nesta-quinta-feira/ > acesso em 17 de jul de 2020.






0 visualização

marketing@esajr.com

Whatsapp: +55 (71) 99276-4373

Horário de funcionamento: 08h - 17h​

Escola Politécnica da UFBA, 3º andar. Rua Aristides Novis, nº 2, Federação.

  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram