Neutralização do carbono



A neutralização do carbono é uma alternativa que tem como objetivo evitar as consequências do efeito estufa, ela ocorre quando as emissões de gases de efeito estufa, vindas da atividade humana, são quantificadas e a partir delas é realizada uma compensação ambiental com a mesma proporção. Essa iniciativa tem como um dos objetivos viabilizar economicamente os projetos de desenvolvimento sustentável que, sem o incentivo do “mercado do carbono”, não existiriam, além de melhorar a imagem das empresas envolvidas no processo, funcionando como um marketing verde.


O Primeiro passo tomado pela empresa (ou pessoa física) é identificar as fontes poluentes e, após isso, deve-se implementar ações que diminuam esse dano ao meio ambiente. O cálculo das emissões de gases estufa também devem ser feitas, mas como esse cálculo é realizado? O cálculo varia de acordo com a parte interessada, caso seja uma pessoa física, por exemplo, há calculadoras que estimam o CO2 emitido por meio das informações de consumo, já para pessoas jurídicas, que geralmente exigem cálculos mais complexos, e para efetuá-los são contratadas empresas especializadas. Com esses dados é possível localizar o que emite mais carbono e assim atenuar o problema.


Depois do cálculo realizado a empresa/pessoa física deve buscar medidas para a minimizar a geração do gás carbônico, como optar pelo uso de materiais reciclados, reduzir o gasto de energia, reutilizar a água, entre outras medidas. Mesmo com a redução há ainda serviços e atividades que emitem carbono, sendo assim, as emissões não evitadas devem ser compensadas. A compensação é feita por atividades que geram benefícios ambientais com a mesma proporção , essas atividades são reconhecidas por órgão certificadores internacionais e devem atender alguns requisitos como: aumentar a remoção de gás carbônico da atmosfera, reduzir ou evitar emissões de gases estufa em relação a outra atividade padrão, não gerar impactos negativos ao meio-ambiente em nível local e promover o desenvolvimento da comunidade local e dos trabalhadores. A ação mais comumente utilizada para a compensação é o plantio de árvores nativas e a compra de créditos no mercado de carbono.


Palavras-Chave: neutralização de carbono, marketing verde, efeito estufa, impacto ambiental, mercado de carbono


Quer nos referenciar?

MARTINS, Ana Beatriz. ESA Jr. Neutralização do carbono, 2021. Disponível em: https://www.esajr.com/blog


REFERÊNCIAS


1. ECCAPLAN. Entenda a neutralização. Disponível em: https://eccaplan.com.br/neutralizacao_carbono/entenda-a-neutralizacao. Acesso em: 01 setembro 2021.


2. Ecycle. O que é neutralização de carbono?. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/neutralizacao-de-carbono/ Acesso em: 01 setembro 2021.







5 visualizações0 comentário