Todo mundo já deve ter visto por aí como muitas empresas fazem questão de deixar bastante claro para os seus clientes o quanto estão engajadas nas questões de sustentabilidade. Assim como querem mostrar que seus produtos são “verdes”, que são 100% natural e que elas são eco-friendly ou demais termos que se disseminem por aí para relacionar seu produto ou serviço à ações que beneficiem o meio ambiente.
E se você já se deparou com essa observação, você deve se perguntar o porquê delas fazerem isso.
Pois bem, estamos falando do Marketing Verde, e nesse artigo será explicado não só o motivo de essas empresas buscarem ele, mas também por que você deveria começar a investir nesta estratégia, além de dar dicas para que você adote na sua empresa.
Afinal, o que é o Marketing Verde?
Bom, o Marketing Verde, que também é conhecido como Ecomarketing ou Marketing Ambiental, é uma estratégia, que foca nos benefícios (ou na falta de malefícios) dos produtos, serviços, do modo de produção ou da postura que a empresa adota em relação ao meio ambiente.
Em linhas gerais, trata-se de um marketing com “apelo ambiental”, onde consiste em vender a imagem da empresa como instituição preocupada com a consciência ecológica.
E sabemos que ter consciência ecológica uma necessidade contundente nos últimos tempos.
E esse “start” de consciência, se deu ainda na década de 1960, porém seu poder de transformação e influência em impactar o mercado é observado mais fortemente, a partir da década de 1990.
Já no Brasil, o marketing verde veio junto com empresas multinacionais europeias e norte-americanas, que se instalando aqui, fez com que a estratégia ganhasse fôlego nos anos 1990. Onde campanhas de entidades do setor, colaboraram de forma decisiva para que outras empresas percebessem a importância de entenderem e seguirem os princípios do Marketing ambiental.
E quais seriam então, esses princípios?
Para estar alinhada com o ecomarketing, a instituição deve ser ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceita.
Diante disso, percebe-se a necessidade da responsabilidade ambiental, mas também a econômica, social e cultural.
É importante afirmar também, que as empresas devem ter atenção fundamental nos 3R´s, que são: reduzir, reciclar e reutilizar. Além de implantar os 4S´s, que são eles: segurança, satisfação do consumidor e aceitação social (traduzida do inglês “Social acceptance”).
Seguindo esses preceitos, as empresas não irão somente economizar capital e energia nos processos produtivos e colaborar com um meio ambiente mais saudável, mas também lucrar. E quando se fala nesse lucro, estamos falando em lucro de qualidade, não somente de quantidade.
Elencando todos esses benefícios que o Marketing Verde pode proporcionar, trago agora dicas de como inserir de forma correta a estratégia nas corporações.
Dicas de como inserir o Marketing Verde nas Empresas:
Invista fortemente em reciclagem e reaproveitamento de materiais – isso além de ambiental e socialmente correto irá gerar economia a médio e longo prazo, além da admiração dos consumidores;
Economize água na produção;
Elimine ou substitua produtos poluentes por outros que não sejam, ou que sejam menos poluentes;
Separe e destine o lixo de forma adequada;
Sua empresa pode desenvolver programas que colaborem para a redução da degradação ambiental, ou colaborar com programas que já existam;
Não use, ou tente reduzir o uso de materiais não biodegradáveis;
Pense em formas de aumentar a durabilidade de seus produtos;
Essas são apenas algumas dicas, e isso não significa que sua empresa deva usar só papel reciclado nas impressões, por exemplo, (embora isso seja uma iniciativa muito boa), tampouco que essa é a única coisa que uma empresa deve fazer para que já possa afirmar que está praticando o marketing ambiental. A estratégia do Marketing Verde te dá autonomia de ser criativo e fazer com que você reconsidere todo o seu processo de produção habitual e te torna disposta a mudar.
Autoria: Manoel Walter
Bacharelando Interdisciplinar de Ciências e Tecnologias- UFBA
Quer nos referenciar? WALTER, Manoel. Esa Jr. O marketing verde e os benefícios que essa estratégia traz. 2020. Disponível em: https://www.esajr.com/post/o-marketing-verde-e-os-benefícios-que-essa-estratégia-traz
Referências:
“Marketing verde: O que é e por que ele ajuda a sua empresa?”. Disponivel em: <https://rockcontent.com/br/blog/marketing-verde//> Acesso em: 19 de novembro de 2020
“Marketing Verde: O que é, Como usar e 6 cases de sucesso.”. Disponivel em: <https://neilpatel.com/br/blog/marketing-verde/> Acesso em: 19 de novembro de 2020
Commentaires