Você quer entender e saber mais sobre a bioarquitetura? Esse artigo é conduzido para te ajudar a se informar e sanar as suas dúvidas sobre o assunto em questão.
Com o crescimento das cidades, houve um aumento significativo nos impactos negativos para o meio ambiente. Nesse contexto, existe uma conscientização ecológica na construção civil que utiliza de recursos e técnicas que tornam as edificações, sejam de grande, médio ou pequeno porte, mais sustentáveis. A bioarquitetura procura, por meio de alternativas ecológicas, juntar a arquitetura e a natureza, de forma que haja baixas consequências ambientais e custos operacionais reduzidos. Isso ocorre através da utilização de matérias primas naturais e provenientes de fontes renováveis e recicláveis.
Diante ao exposto, é necessário expor alguns dados sobre o panorama atual da indústria de construção: •Consome de 30% a 50% dos recursos naturais do planeta.
•Consome de 50% de energia produzida.
•Causa poluição do ar e chuva ácida.
•Poluição e esgotamento dos recursos hídricos e recursos não renováveis.
•Desmatamento das florestas nativas, entre muitas outras coisas.
Também é preciso mostrar dados de construções com materiais naturais e sustentáveis:
•Dá preferência aos “5 Rs”: Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
•Evita utilizar materiais tóxicos.
•Valoriza o material local.
•Busca técnicas inteligentes de utilização de materiais de mercado industriais.
•Racionaliza o uso de água.
•Utiliza de energias de fontes renováveis – Solar, eólica, biodigestor, entre outras.
Para que a bioarquitetura exista de forma planejada e eficaz é necessário que antes sejam estudados os ventos, as riquezas naturais do terreno (para que haja o máximo de aproveitamento dos recursos) e a insolação. Esses fatores contribuem para que haja o controle da temperatura e da umidade do ambiente interno da casa, sendo um benefício para o morador dessa residência, pois influencia, de forma direta, na saúde do mesmo e na economia de energia.
Nesse sentido, existem dois projetos importantes que a nossa empresa oferece para deixar seu local de residência mais sustentável, como:
•Captação de água que consiste na coleta e uso de água da chuva, utilizada para fins não potáveis (irrigação dos jardins, limpeza geral dos prédios, uso nas bacias sanitárias…). O principal ponto do projeto é a economia de água potável e, consequentemente, uma redução na conta de água.
•Compostagem que é uma adubação orgânico natural. Essa técnica permite enriquecer o solo, além de ser uma forma de reduzir o volume de lixo produzido pela população ao dar um destino correto a esses resíduos que se acumulariam em lixões e aterros.
Com isso, há uma grande economia já que os materiais utilizados na construção são reaproveitados e mais baratos, e são eficientes também, ajudando com um menor custo quanto a manutenção estabelecimento.
Está pensando em implantar a bioarquitetura ou tornar o seu ambiente mais ecológico? Que bom, você não precisa fazer isso sozinho(a), a gente pode te ajudar! Entre em contato clicando aqui que ajudaremos.
Autoria: Maria Eduarda
Bacharelanda em Engenharia Sanitária e Ambiental - UFBA
Quer nos referenciar? EDUARDA, Maria. Esa Jr. O que é a Bioarquitetura?. 2020. Disponível em: https://www.esajr.com/post/o-que-é-a-bioarquitetura
Referências:
Comments