Os benefícios do uso das cisternas

Atualizado: Jul 14



Para quem assim como eu, é nordestino, em algum momento da vida já se deparou com uma cisterna. E quem mora em regiões onde o sistema sanitário ainda é precário e principalmente, precisa fazer uso delas, sabe o quão importante ela é para a vida do usuário.

Bom, para quem ainda não sabe do que se trata, cisternas são reservatórios de água, destinadas principalmente para a captação e armazenamento de água pluvial. E quanto aos benefícios em utilizar uma cisterna, vocês sabem?


Auxílio no combate à crise hídrica: A água de reuso que fica armazenada nas cisternas pode ser utilizada para suprir diversas funções, como limpeza, irrigação e principalmente no sistema sanitário, auxiliando assim, no combate a escassez e no consumo sustentável da água, evitando o desperdício da potável nos casos onde ela não é necessária.


Economia de até 50% no uso de água potável: Uma das vantagens principais no uso de cisternas é a possibilidade de uma redução em torno de 50% em gasto de água potável nas residências ou propriedades, uma economia garantida através do reuso de água, se tornando uma via extremamente sustentável.


Evita a proliferação do mosquito Aedes Aegypti: Totalmente vedadas, as cisternas, principalmente as rotomoldadas, são uma segurança contra contaminação e proliferação de mosquitos transmissores de vírus, como a dengue, chikungunya e o zika vírus. Pois, tendo reservatório totalmente vedado, garante o armazenamento de água, sem o comprometimento do ambiente.



Ajuda no combate de enchentes: Nos centros urbanos, as cisternas funcionam como reservatórios que auxiliam na captação e armazenamento de água de chuva nas cidades desprovidas de um bom sistema de esgotamento pluvial, evitando o acúmulo excedente dos rios.


As cisternas plásticas rotomoldadas são modernas, mais higiênicas e provenientes de processo de rotomoldagem, que, por ser feita de plástico, são mais leves, resistentes e possuem qualidades especiais no quesito sanitariedade.

Mas existem também as cisternas de alvenaria (essas muito mais comuns na região nordeste do país, onde tem representado uma forma de autonomia no suprimento de água). Ela é feita basicamente de cimento, tijolos e cal. A vantagem desse tipo é sua grande capacidade de armazenamento. Por outro lado, a cisterna de alvenaria exige um grande investimento financeiro, muito espaço, obras de engenharia e não oferece proteção contra micro-organismos.



São tantos tipos de cisternas e vantagens, que é difícil encontrar desculpas para não começar agora o reuso de água no seu cotidiano. Uma simples ação, que não demanda muito esforço, proporciona economia na conta de água, o que garante um rápido retorno do investimento, e ainda traz grandes benefícios ao meio ambiente. É você preservar bens hídricos e consequentemente, diminuir sua pegada hídrica!



Quer nos referenciar?

JUNIOR, Manoel. ESA Jr. Os benefícios do uso de cisternas. 2021. Disponível em: https://www.esajr.com/post/os-benefícios-do-uso-das-cisternas


Referências



TIPOS DE CISTERNAS: MODELOS DO CIMENTO AO PLÁSTICO. Ecycle. 15 de julho de 2019. Disponível em:< https://www.ecycle.com.br/tipos-de-cisternas-modelos-de-plastico-cisterna-ecologica/ >. Acesso em 25 de junho de 2021



OS BENEFÍCIOS DO USO DE CISTERNAS ROTOMOLDADAS”. Blog da Tecnotri. 07 de janeiro de 2016. Disponível em: < https://www.tecnotri.com.br/os-beneficios-do-uso-de-cisternas-rotomoldadas//>. Acesso em 25 de junho de 2021



7 visualizações0 comentário