Coleta Seletiva em condomínios: importância ambiental e social

Atualizado: Set 28

Importância da coleta seletiva


Embora seja simples, essa atividade abrange uma série de fatores e pode gerar ótimas consequências para a natureza e para a sociedade,uma das melhores maneiras para colaborarmos com o meio ambiente é fazendo uma boa gestão dos nossos resíduos. Por isso, a coleta seletiva em condomínios é tão importante, ela permite que um grande número de pessoas se juntem em torno de um objetivo que só trará benefícios a elas e ao planeta.

Quando efetuada com eficácia e máximo interesse, a coleta seletiva possibilita benefícios de curto e longo prazo, tais como:


• Ajuda na preservação do meio ambiente, diminuindo o uso de recursos naturais;

• Diminui a proliferação de ratos e outras pragas urbanas no condomínio e em locais que servem de depósito de lixo;

• Reduz consideravelmente o índice de poluição;

• Gera empregos nos setores de recolhimento e reciclagem do lixo;

• Agrega valor ao condomínio, pois passa a ter um marketing sustentável em sua gestão.

Como implantar:


Coleta seletiva em condomínios nada mais é do que a coleta dos resíduos depois da separação prévia pelos moradores dos apartamentos (ou casas) de acordo com o tipo de resíduo, na coleta seletiva são os recicláveis (metal, papel, plástico, vidros entre outros) e pela coleta convencional os não recicláveis (rejeitos/orgânicos*)

*Importante lembrar que resíduos orgânicos podem ser transformados em adubo em um processo conhecido como compostagem.

Verificar a quantidade de materiais gerados pelos condomínios é uma parte essencial para o planejamento. Após essa avaliação e a escolha do espaço para armazenamento e fluxo de descarte pelos moradores, será preciso definir quantos coletores serão colocados. Depois disso, será necessário definir quem será o responsável por retirar periodicamente os materiais dos condomínios. É importante definir a frequência, dias da semana e horários para não acumular materiais no condomínio além da capacidade de armazenamento. Assim, se informando se o condomínio é contemplado pela prefeitura para coleta.

Apesar dos conceitos de reciclagem e coleta seletiva não serem novidade para boa parte da população, eles ainda encontram dificuldade para se estabelecerem na prática. Mesmo que muita gente não tenha o hábito de separar os diferentes tipos de lixo em suas próprias residências, muitos já usam o serviço em praças de alimentação e em alguns prédios comerciais.


Conscientização nos condomínios


É de grande relevância que os moradores e funcionários devem ser conscientizados da importância do descarte correto, pois algumas pessoas têm pouco interesse ou nenhuma informação sobre o assunto.

Durante todo o processo é importante manter os moradores informados sobre os passos que estão sendo realizados para implantar a coleta seletiva, as mudanças que serão efetuadas, os resultados do projeto e sua manutenção.

Para a continuidade do projeto, é importante que os moradores dos condomínios percebam os resultados e se sintam incentivados a realizarem a coleta seletiva. Por isso, é ideal fornecer dados de monitoramento através de relatórios com a análise dos materiais recicláveis gerados pelos condomínios.

Empresa especializada em coleta


Para facilitar a implantação da coleta seletiva e a gestão consciente de resíduos, existem empresas especializadas que oferecem um planejamento específico para condomínios que poderá viabilizar a coleta seletiva em seu prédio. A relação custo/benefício acaba compensando, considerando o aumento da eficiência do processo, para além de outros benefícios.


Autoria: João Mendonça

Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental - UFBA

Quer nos referenciar?


MENDONÇA, João Vitor Barreto. Esa Jr. Coleta seletiva em condomínios: importância ambiental e social. Disponível em:https://www.esajr.com/post/coleta-seletiva-em-condomínios-importância-ambiental-e-social.



Referências:


CONZO, Rogerio Ortiz. Coleta seletiva em condomínios: um gesto ambiental e social. Disponível em:http://www.organizemeucondominio.com.br/site/coleta-seletiva-em-condominios-um-gesto-ambiental-e-social/ acesso em 24 de agosto de 2020.

ECYCLE. Coleta seletiva em condomínios: como implantar. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/335-coleta-seletiva-em-condominios-como-implantar-projeto-programa acesso em 24 de agosto de 2020.


2 visualizações

marketing@esajr.com

Whatsapp: +55 (71) 99276-4373

Horário de funcionamento: 08h - 17h​

Escola Politécnica da UFBA, 3º andar. Rua Aristides Novis, nº 2, Federação.

  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram