• ESA Jr.

Saiba como economizar água

Atualizado: Jan 29

O Brasil enfrenta grandes crises de abastecimento de água, embora seja um dos países com maior abundância de água doce do planeta, tendo como fatores principais a má gestão desse recurso, e a poluição dos mananciais devido ao lançamento de despejos não tratados. Apesar disso, o desperdício e água alcança níveis inimagináveis, uma vez que o gasto por pessoa é estimado em aproximadamente 200 litros/dia no Brasil, mesmo que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma pessoa precise de por volta de 110 litros/dia para atender suas necessidades básicas, quase a metade do consumo por pessoa do país¹. Em meio a esse cenário, o que se pode fazer?

A captação de água pluvial e a reutilização de água cinza são formas para balancear esse sistema, extinguindo gastos dispensáveis. A água cinza é aquela proveniente do uso doméstico, como tomar banho e lavar roupa, exceto os efluentes sanitários, e que pode ser utilizada para fins não potáveis, ou seja, fins que não necessitem de uma água com um determinado padrão de qualidade. Já a água pluvial, assim como as cinzas, podem ser utilizadas para fins não potáveis, para saber mais sobre, clique aqui.

O sistema de reutilização de águas cinzas começa na coleta após a utilização em locais como pia do banheiro, chuveiro e máquina de lavar roupa, quando feita em residências, tendo um sistema de coleta separado daquela proveniente do vaso sanitário, ou na lavagem de carros em lava-jatos. Após a coleta, é iniciado o processo de tratamento para encaminhar a água para os reservatórios para que seja utilizada novamente, mas é importante salientar que, ainda que esse sistema esteja instalado, a água proveniente da concessionária não deve ser cortada e deve funcionar como um sistema secundário, ou seja, auxiliando quando não houver água suficiente no reservatório de águas cinzas.

A reutilização, além de uma ação que visa à redução do desperdício de água, é um investimento, visto que, além da economia do insumo, você estará economizando dinheiro ao consumir menos da concessionária do seu estado. A partir de uma estimativa, é possível concluir que o consumo de água nas descargas pode ser reduzido em até 30%, quando se tem o reuso de águas cinzas. Contudo, sistema de reuso de águas cinzas pode trazer riscos quando utilizado de maneira inadequada, por isso fazer um projeto é de suma importância, é um sistema fácil e de baixo custo quando comparado o valor do projeto e o valor economizado, ou seja, não é um gasto, é um investimento.


A utilização das águas cinzas traz grandes benefícios financeiros e ambientais, visto que substituirá a água potável que está sendo gasta para fins que a potabilidade não é um requisito, sendo assim, uma menor quantidade água potável estará sendo consumida, consequentemente, menos dinheiro estará sendo gasto. Além de econômica e vital, é uma solução prática e inteligente, seu uso é de grande importância para os recursos hídricos. Mude o mundo começando a mudança por você.

“Tomar água nos dá vida, tomar consciência nos dá água”

(UEMS, 2016)

0 visualização

marketing@esajr.com

Whatsapp: +55 (71) 99124-2890

Horário de funcionamento: 08h - 17h

  • soon-873316_960_720
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

Escola Politécnica da UFBA, 3º andar. Rua Aristides Novis, nº 2, Federação.