O que é sustentabilidade ambiental?
O termo sustentabilidade está ligado diretamente à ideia de utilizar algo, sem que com isso seja esgotada sua capacidade de ser consumida por outras pessoas. A sustentabilidade ambiental também tem esse significado, porém de maneira mais complexa, por estar ligada ao meio ambiente e a todas as coisas que o englobam.
O conceito de sustentabilidade ambiental define a maneira de que nós, seres humanos, utilizamos os bens e recursos naturais, para suprir nossas necessidades, sem que com isso exista o esgotamento e haja suprimento para as próximas gerações.
A preocupação com a sustentabilidade do meio ambiente surgiu na década de 1970, quando a necessidade da preservação do meio ambiente começou a chamar atenção. A percepção dos prejuízos que resultaram do aumento da industrialização, iniciado no século XIX com a Revolução Industrial, foi determinante para a compreensão dessa necessidade.
Mas foi só na década de 1980 que a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU criou a expressão e sugeriu as primeiras medidas de sustentabilidade ambiental.
Tripé da sustentabilidade
Um conceito muito utilizado é chamado tripé da sustentabilidade onde John Elkington se baseou em três fatores que precisam se integrar para que a sustentabilidade se sustente: o social, o ambiental e o econômico.
Social: Engloba a sociedade e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer.
Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.
Econômico: Relacionado com a produção, crescimento, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.
Ações para sustentabilidade ambiental no dia a dia
Fazer compostagem para diminuir os resíduos orgânicos e produzir fertilizantes naturais;
Usar água com cuidado, evitando o desperdício e reaproveitando a água sempre que for possível;
Criar o hábito de separar e reciclar o lixo doméstico;
Repensar hábitos de consumo e consumir de forma sustentável;
Evitar consumir produtos com embalagens ou sacolas plásticas, esse material não se decompõe e provoca muitos danos à natureza;
Utilizar transportes coletivos ou adotar a prática da carona solidária.
Ações para sustentabilidade ambiental nas empresas
Avaliar os impactos ambientais de suas atividades e criar políticas para reduzi-los;
Descartar resíduos da produção ou instalação adequadamente, respeitando a legislação ambiental em suas diferentes esferas. Essa prática evita a poluição de recursos hídricos, do solo e do ar.
Usar tecnologias sustentáveis como a recolha de água da chuva para uso interno e os painéis solares como fonte de energia;
Reciclar papéis, embalagens e outros materiais usados nas atividades da empresa;
Reduzir a emissão de poluição, principalmente nas indústrias;
Criar programas de educação e inclusão social de comunidades próximas à empresa.
Benefícios da sustentabilidade ambiental para o meio ambiente
O benefício mais importante é a preservação do meio ambiente para garantir que o planeta continue saudável e que as próximas gerações também possam viver bem e usufruir dos recursos da natureza. Um planeta preservado também garante mais qualidade de vida para todas as pessoas.
Medidas sustentáveis também ajudam a manter o equilíbrio do meio ambiente e de todos os seus ecossistemas. Com isso, a preservação de espécies animais e vegetais aumenta bastante.
Outro benefício da sustentabilidade é a diminuição dos riscos de acidentes ambientais graves, como enchentes, contaminação das águas, rompimento de barragens e ciclones.
Quer nos referenciar?
SILVA, Ranyana. ESA Jr. Sustentabilidade Ambiental. 2021.
Disponível em: https://www.esajr.com/blog
Referências:
GUIMARÃES, Daniel. Sustentabilidade. Meio Sustentável, 2019. Disponível em: <https://meiosustentavel.com.br/sustentabilidade/>. Acesso em 07/07/2021.
SIGNIFICADOS. Sustentabilidade ambiental. Disponível em: <https://www.significados.com.br/sustentabilidade-ambiental/>. Acesso em 07/07/2021.
TEIXEIRA, Júlio. Sustentabilidade: O que é, tipos, importância e benefícios. Fundação Instituto de Administração, 2018. Disponível em: < https://fia.com.br/blog/sustentabilidade/>. Acesso em 07/07/2021.
Commentaires