• ESA Jr.

Usando a chuva a seu favor

As vantagens de adquirir um CAP


As discussões a respeito da preservação dos recursos naturais vem ganhando cada vez mais importância na atualidade, com destaque para as questões hídricas. A água é um dos bens mais valiosos do nosso planeta e, cada vez mais, estamos enfrentando problemas de abastecimento e escassez.


Frente esse cenário, o uso hídrico de maneira mais racional não é mais uma escolha e sim, uma necessidade. Dentre as alternativas disponíveis a Captação de Águas Pluviais (CAP) consegue gerar uma economia no consumo de água potável além de reduzir custos dos empreendimentos. Mas, como funciona essa captação? O CAP não é uma alternativa nova e muitos países como, por exemplo, Alemanha, Japão e Austrália, já fazem o uso desse sistema a mais de 10 anos. Consiste na instalação de sistemas de calhas que irão captar e redirecionar a água da chuva até cisternas para que possa ser utilizada.


É importante salientar que, apesar da água da chuva ser considerada relativamente limpa, para ser utilizada para consumo humano ela precisa receber um tratamento especial, porém para usos menos nobres como lavagem de carros e áreas comuns, irrigação de jardins entre outros não é preciso realizar muitos processos pois, juntamente com as calhas é instalado um sistema de filtragem. Portanto, a água que vai para o reservatório já é boa o suficiente para ser utilizada.


Já existe um Projeto de Lei do Senado (n° 324, de 2015) que tem como objetivo tornar obrigatório a implementação desse sistema de captação em novas construções, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais mas, isso não significa que edificações antigas não possam usufruir do mesmo, basta que sejam realizadas as adaptações necessárias.


A cidade de Salvador é um local bem propício para a utilização de CAP visto que, trata-se de uma cidade litorânea com clima Tropical Atlântico. Ou seja, possui forte influência da umidade do Oceano Atlântico e possui um significativo índice pluviométrico ao longo do ano, mesmo nos meses mais secos. Fatores estes fazem que a utilização da água da chuva seja muito vantajosa. Na imagem abaixo pode-se observar a distribuição pluviométrica de Salvador durante o ano:


(Climatempo, 2019)


Com isso pode-se perceber que além de contribuir para um melhor uso dos recursos diminuindo sua pegada hídrica, o usuário do sistema de captação pluvial começará a perceber uma diminuição de até 50% na sua conta de energia, pode ser instalado tanto na área urbana como em áreas rurais, sendo de grande serventia em períodos de seca. Ficou interessado e gostaria de saber mais sobre o assunto? Clica aqui para saber mais sobre o assunto e aqui para entrar em contato com a gente!





Autoria: Camila Cezar

Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFBA



Quer nos referenciar?


SOARES, Camila Cezar. Esa Jr. Usando a chuva a seu favor: As vantagens de adquirir um CAP. 2020. Disponível em: https://www.esajr.com/post/usando-a-chuva-a-seu-favor.


Fontes utilizadas:


CLIMA TEMPO. Climatologia Salvador-BA. Disponível em: <https://www.climatempo.com.br/climatologia/56/salvador-ba>. Acesso em 18 de abril de 2020.


CLIMA-DATA.ORG. Clima Salvador. Disponível em: <https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/bahia/salvador-854/>. Acesso em 18 de abril de 2020.


ECYCLE. Captação de água da chuva: conheça as vantagens e cuidados necessários para o uso da cisterna. Disponível em:<ecycle.com.br/3301-captacao-de-agua-da-chuva-aproveitamento-sistema-cisternas-como-captar-armazenar-coletar-para-aproveitar-vantagens-coletor-modelos-cisterna-ecologica-aproveitando-coleta-pluvial-armazenamento-caseiro-residencial-como-onde-encontrar-comprar>, acesso em 18 de abril de 2019.


SNATURAL MEIO AMBIENTE. Água de Chuva – Captação, Armazenamento e Uso. Disponível em: <http://www.snatural.com.br/captacao-agua-chuva/>. Acesso em 18 de abril de 2020.





24 visualizações

marketing@esajr.com

Whatsapp: +55 (71) 99124-2890

Horário de funcionamento: 08h - 17h

  • soon-873316_960_720
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

Escola Politécnica da UFBA, 3º andar. Rua Aristides Novis, nº 2, Federação.