marketing@esajr.com

Whatsapp: +55 (71) 99124-2890

Horário de funcionamento: 08h - 17h

  • soon-873316_960_720
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

Escola Politécnica da UFBA, 3º andar. Rua Aristides Novis, nº 2, Federação.

  • Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFBA

Você tem uma propriedade rural, e não sabe o que é CAR?


Cadastro ambiental rural (CAR), funciona como uma identidade da propriedade rural. É um registro eletrônico obrigatório para todos imóveis rurais do Brasil, dessa forma, é de âmbito nacional, estabelecido pela Lei nº 12.651/2012, e regulamentado pela Instrução Normativa MMA nº 2 de 5 de maio de 2014. O cadastro das propriedades e posses rurais, permite a concentração de dados ambientais, sendo fundamental para monitoramento, uma vez que, através do CAR é possível o acompanhamento das Áreas de Preservação Permanente (APP), Áreas de Reservas Legal (RL), Áreas de Uso Restrito (AUR), combate ao desmatamento e localização da vegetação nativa remanescente, como também, o planejamento seja na esfera ambiental e ainda econômico dos imóveis rurais.


Devido a obrigatoriedade no cadastramento de todas as propriedades ou posses rurais, com o propósito de atender aos critérios de regularização como determina a legislação. Cabe as instituições ambientais dos Estados fornecer o amparo para viabilização da regularização. Nesse sentido, foi criado o SICAR - Sistema de Cadastro Ambiental Rural, instituído pelo Decreto nº 7.830/2012, é um sistema eletrônico destinado ao gerenciamento do CAR em cada Unidade Federativa. Posto que, há o recebimento e associação das informações cadastradas, assim como, a efetivação e geração do comprovante de inscrição do imóvel rural.


De acordo com os dados do Serviço Ambiental Florestal, em 30 de novembro de 2019 já tinham sido cadastrados 6,4 milhões de imóveis rurais. Observe a seguir o mapa com a quantidade propriedades cadastradas em cada região.

Existe alguns BENEFÍCIOS para os inscritos no CAR, como:

Apoio para o Crédito Rural e Seguro Agrícola, em condições mais favoráveis;

Evita o pagamento de multas, uma vez que a legislação estar sendo atendida;

Aumento de competitividade no mercado, já que dispensa o pagamento de impostos na utilização dos principais materiais e equipamentos;

Regularidade ambiental da propriedade ou posse rural;

Auxilia no planejamento no imóvel rural.


Para fazer o Cadastro Ambiental Rural, é preciso dados do proprietário rural, documentos de comprovação da propriedade ou posse, informações georreferenciais do imóvel assim como indicar as áreas de: Preservação Permanente (APP), de Reservas Legal (RL), de Uso Restrito (AUR), e localização da vegetação nativa remanescente.


Você proprietário rural, está esperando o que para fazer o seu cadastro ambiental? Evite dor de cabeça com a aquela multa indesejada, e faça o seu CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR.

CLIQUE AQUI, que te ajudaremos.





Fontes utilizadas:

http://www.car.gov.br/#/sobre?page=inscricaoCAR

https://www.embrapa.br/codigo-florestal/entenda-o-codigo-florestal

http://www.florestal.gov.br/numeros-do-car

http://www.florestal.gov.br/o-que-e-o-car

https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27622-o-que-e-o-cadastro-ambiental-rural-car/

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Decreto/D7830.htm


27 visualizações