top of page

5 dicas para começar a levar uma vida de forma mais sustentável

Você quer ter uma vida mais sustentável e não sabe como? Nós sabemos! Esse artigo é conduzido para te ajudar e informar sobre o assunto. Primeiramente, cabe ressaltar que a sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, sem comprometer as próximas gerações. Atualmente, os indivíduos discutem muito sobre o desenvolvimento sustentável, visto que houve um despertar de consciência da sociedade, como um todo, para a ideia de que os recursos naturais não são infinitos, como muitos pensavam.


É importante citar que a sustentabilidade é dividida nos seguintes tópicos:

•Sustentabilidade ambiental e ecológica.

•Sustentabilidade social.

•Sustentabilidade econômica.

Sendo assim, o tripé da sustentabilidade.


E algumas ações envolvidas por esse tripé são:


•A utilização racional de recursos naturais, como a água e a energia.

•Desenvolvimento de sistema de reciclagem de lixo e reuso de materiais sólidos.

•O uso de fontes de energias renováveis e limpas como, por exemplo, eólica e solar.

•A implantação de conteúdos educativos sobre a preservação ambiental em escolas e universidades, programa de educação ambiental.

Assim, hábitos mais sustentáveis no dia a dia ajudam na preservação do meio ambiente, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida. Ter atitudes em prol do consumo consciente previne gastos desnecessários e desperdícios de material, realizando uma verdadeira transformação positiva para o nosso planeta. Dessa forma, é visível que os indivíduos precisam viver de forma mais sustentável, a seguir terá algumas dicas de como realizar essa idealização.


1- Aderir a coleta seletiva:

A coleta seletiva (mecanismo de recolha dos resíduos, os quais são classificados de acordo com sua origem) pode trazer benefícios para toda a sociedade, principalmente nas grandes cidades, pois as estimativas mostram que a quantidade de resíduos aumentam a cada ano.

Algumas dessas vantagens são:

•Preservação do meio ambiente.

•Menor poluição do solo, da água e do ar.

•Melhora a limpeza da cidade e até a prevenção de enchentes.




2- Aderir a compostagem:

A compostagem é o processo biológico de utilização da matéria orgânica, podendo ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como bactérias e fungos, junto com as minhocas, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil. Dessa forma, ocorre uma diminuição dos resíduos gerados, com um resultado final muito satisfatório, o adubo.



3- Reduzir o consumo de água e energia:

Esses dois fatores são imprescindíveis para que haja uma vida mais sustentável, pois se aplica na conscientização na hora do consumo de recursos naturais. Há diversas formas de inserir isso na rotina, como:

•Tomar banhos mais rápidos.

•Comprar lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED, que são mais econômicas, além de iluminar e durar mais.

•Fechar as torneiras quando não estiver usando.

•Apagar sempre a luz quando sair de um ambiente.


Porém, além dessas práticas diárias, há também algumas ações maiores, como a adesão da captação de água da chuva que consiste, basicamente, na captação e armazenamento da água da chuva, sendo, economicamente, sustentável, tendo reaproveitamento para o uso doméstico, com fins não potáveis.


4- Parar ou reduzir o uso do carro:

Isso é possível através de um maior uso de bicicletas, skates, patinetes e transportes públicos. Com essa iniciativa, diversos benefícios são gerados, pois as emissões de carros é prejudicial ao meio ambiente. E, com essa mudança, há uma redução na poluição das cidade e nos efeitos do aquecimento global.


5- Praticar slow fashion:

O consumo de roupas e seus diversos tecidos causam grandes impactos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Dentro dessa visão, é importante que os cidadãos deixem o estilo fast fashion e busquem o slow fashion, que oferece diversos benefícios, como a redução do desperdício, o incentivo aos negócios locais e a maior conscientização populacional.


Se interessou pelo assunto e quer implantar algumas ações sustentáveis no seu modo de viver? Que maravilha, você pode encontrar ajuda conosco! Entre em contato clicando aqui que te ajudaremos.


Autoria: Maria Eduarda Dias

Bacharelanda em Engenharia Sanitária e Ambiental - UFBA


 

Quer nos referenciar? ARIELE, DIAS, Maria Eduarda. Esa Jr. 5 dias para começar a levar uma vida de forma mais sustentável. 2020. Disponível em: https://www.esajr.com/post/5-dicas-para-começar-a-levar-uma-vida-de-forma-mais-sustentável

 

Referências:


GUIMARÃES, Daniel. Sustentabilidade. Disponível em <https://meiosustentavel.com.br/sustentabilidade/> a cesso em 31/07/2019


MOVIMENTO90. ENTENDA O CONCEITO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E SEUS BENEFÍCIOS PARA O NOSSO DESENVOLVIMENTO. Disponível em <https://www.movimento90.com/blog/2020/1/16/entendendo-o-conceito-de-uma-sociedade-sustentavel-e-seus-beneficios-para-o-nosso-desenvolvimento> em 30/01/2020


ECYCLE. Estilo de vida sustentável: comece agora!. Disponível em <https://www.google.com.br/amp/s/amp.ecycle.com.br/755-vida-sustentavel>.

171 visualizações0 comentário
bottom of page