top of page

Biomassa para Produção de Energia Sustentável


Fatores como o crescimento da população, o progresso dos países e também o aumento do uso de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, fazem com que o consumo de energia elétrica fique mais alto a cada ano que passa. Em consequência disso, atrelado com a crise hídrica, apagões como os que ocorreram em 2001 podem voltar a acontecer.

Fontes de energia elétrica renováveis sempre sofrem com sazonalidades sejam elas a falta de chuva, a diminuição da incidência luminosa do sol no inverno ou ainda a redução dos ventos. Contudo, a biomassa cresce cada vez mais, sendo atualmente cerca de 8,4% da matriz elétrica brasileira, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O que é biomassa ?

Muito utilizada em usinas termelétricas e cogeração, a biomassa é qualquer matéria orgânica que possa servir de combustível para produção de energia elétrica, podendo ser madeira, óleos vegetais ou até esterco, mas o insumo em que mais se fala para abastecer as usinas é bagaço cana-de-açúcar advinda do setor sucroalcooleiro e que tem como principal subproduto os biocombustíveis (etanol, metanol, biogás, etc.).

Biomassa e Energia

A crise hídrica no Brasil não é novidade, porém notícias sobre um possível racionamento elétrico saem todos os dias nos veículos de imprensa e isso é passível de ocorrer visto que a matriz elétrica brasileira é predominantemente composta de hidrelétricas que utilizam água como seu principal insumo. Para que isso não ocorra precisa-se de uma matriz cada vez mais diversa em seus tipos de fontes, como por exemplo eólica, solar e biomassa.

A biomassa é o combustível utilizado para que as caldeiras arrefeçam a água, dando origem ao vapor que será usado como fonte movedora das turbinas em que por um processo mecânico-elétrico transformará energia cinética em elétrica e que posteriormente será levada às nossas casas através do Sistema Interligado Nacional (SIN).

As perspectivas para o futuro de acordo com o Plano Nacional Energético para 2050 será de abrangência da utilização da biomassa muito em decorrência do agronegócio e também de setores como sucroenergético e transporte. Com o aumento de matéria orgânica disponível juntamente com as tecnologias que serão desenvolvidas, a matriz elétrica do Brasil também terá grande expansão de usinas termelétricas movidas por biomassa, o que a deixará ainda mais sustentável por ser uma fonte de energia renovável e mais limpa que as termelétricas movidas por combustíveis fósseis.


Quer nos referenciar?

DE NARDI, Stella. ESA Jr. A falta de saneamento básico no Brasil e como isso agravou a pandemia no país. 2021. Disponível em: https://www.esajr.com/blog





Referências:

E-CYCLE. O que é biomassa? Conheça vantagens e desvantagens. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/biomassa/#Rotas-de-conversao-da-biomassa. Acesso em: 05 jul. 2021.


EPE. Empresa de Pesquisa Energética. Matriz Energética e Elétrica. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica. Acesso em: 05 jul. 2021.


EPE. Empresa de Pesquisa Energética. Relatório Final do PNE 2050. Disponível em: https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-227/topico-563/Relatorio%20Final%20do%20PNE%202050.pdf. Acesso em: 08 jul. 2021.


80 visualizações0 comentário
bottom of page