top of page

Combustíveis Alternativos

Atualizado: 14 de jul. de 2021




Os Combustíveis Alternativos são combustíveis feitos a partir de materiais e substâncias que podem ser utilizadas como combustível, sendo uma alternativa mais sustentável para a substituição de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural). Estes combustíveis podem ser feitos com diversas matérias-primas como por exemplo a mistura de gases como dióxido de carbono e metano, também de algumas fontes vegetais e de algumas fontes animais.


Biogás

O Biogás é produzido a partir da mistura entre o metano e o dióxido de carbono, por meio do processo de decomposição de matéria orgânica no meio anaeróbico (sem presença de oxigênio). O biogás é uma fonte energética renovável, que pode ser produzido por diversas, como o esterco, o lixo, restos de vegetais e palhas, ele pode ser usado como combustível para eletrodomésticos, motores e na geração de energia elétrica. Utilizar essa fonte energética é melhor para colaborar com a questão do lixo, já que os resíduos orgânicos são matérias-primas.

Apesar de ser renovável, o biogás possui uma grande concentração de metano e de gás carbônico, contribuindo desta forma para o efeito estufa, podendo ser 21 vezes mais poluente do que o gás carbônico.


Bioetanol

O Bioetanol é uma fonte de energia que é originada de produtos vegetais, ele é obtido a partir da fermentação e da destilação de alguns resíduos sólidos, como a beterraba, o trigo, o milho e a cana-de-açúcar. existe o etanol, que é considerado de primeira geração e o bioetanol, considerado de segunda geração. O primeiro, etanol, utiliza matéria-prima, sendo a principal a cana-de-açúcar, já o segundo, bioetanol, aproveita a biomassa produzida do processo anterior, utilizando os bagaços e palhas (materiais lignocelulósicos). Ele é renovável e bem energético, podendo ser utilizado em automóveis, quando estes forem adaptados para este tipo de combustível, além disso a queima de seu combustível não é tão agressiva ao meio ambiente.


Materiais menos conhecidos:

Alguns combustíveis sustentáveis são produzidos com materiais mais comuns ao ser humano, mas que por vezes desconhecemos a possibilidade da formação de combustíveis a partir desses materiais. Sendo alguns exemplos:

Algas: Estão fazendo pesquisas para poderem utilizar as algas marinhas como matéria-prima para o biodiesel, elas oferecem algumas vantagens em comparação às plantas atualmente utilizadas, como por exemplo a possibilidade de serem cultivadas no mar, o que pouparia terreno para a produção de alimentos, além disso, algumas algas manipuladas em laboratórios podem crescer consumindo gás carbônico, que é um dos grandes poluentes ao meio ambiente. Quando elas são processadas em uma temperatura muito elevada, são transformadas em óleo, e assim, em combustível.

Esgoto: Esta fonte energética já está sendo utilizada no Brasil! Em São Paulo, onde a companhia de saneamento básico do Estado desenvolveu, com a parceria de uma empresa alemã, um modo de produzir combustível a partir do tratamento de esgoto. É possível captar os gases liberados durante o processo de decomposição do esgoto, extraindo o metano, e utilizando este para alimentar os motores a combustão. Este combustível já é utilizado nos veículos da empresa e espera-se que, em breve, este mesmo processo possa produzir energia elétrica.

Hidrogênio: Este é por muito considerado o combustível do futuro, principalmente por ter zero emissão de carbono, isso se deve a sua queima com o oxigênio, que libera energia e produz somente água. Alguns veículos já possuem capacidade de funcionar com esse componente, que é simples e possui grande abundância no universo, o que consequentemente o tornaria mais barato.


Quer nos referenciar?

Martins, Ana Beatriz. Esa Jr. Combustíveis Alternativos. 2021. Disponível em: https://www.esajr.com/post/combustíveis-alternativos


Fontes utilizadas:

FREITAS, Eduardo de. "Biogás"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/biogas.htm.


FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Bioetanol"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bioetanol.htm.


Cinco combustíveis alternativos para você considerar; Juntos no caminho. Disponível em: https://juntosnocaminho.com.br/5-combustiveis-alternativos-para-voce-considerar/


6 combustíveis alternativos que você nem imagina que existiam; Nakata Automotiva. Disponível em: https://blog.nakata.com.br/6-combustiveis-alternativos-que-voce-nem-imaginava-que-existiam/#:~:text=Algas,prima%20na%20produção%20de%20biodiesel.



262 visualizações0 comentário
bottom of page