top of page

Como a elaboração de um PGRS pode diminuir a sua conta de luz?


Projeto Vale Luz Coelba

Fonte: Neoenergia


No artigo do blog da ESA Jr. de hoje você vai aprender como economizar dinheiro na sua conta de energia elétrica, despesa na qual você já arca todos os meses, e como a ESA Jr. pode te ajudar a pagar menos!

A Neoenergia, empresa que está presente em 18 estados e no Distrito Federal, com atuação nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, criou um projeto que troca resíduos sólidos por descontos na conta de energia. Nessa ação conjunta com a sociedade, o valor da conta de energia dos clientes residenciais participantes é reduzido, estimulando o uso racional dos recursos naturais e minimizando os impactos causados pelos resíduos no meio ambiente.
O programa é bem organizado, sendo os estados participantes: Bahia, Pernambuco, e Rio Grande do Norte com cronogramas mensais que indicam os pontos de coleta, que estão bem acessíveis, com a localização do ponto de atendimento, datas e horários. Neste artigo as informações terão enfoque na Bahia. Para auxílio do participante, há o aplicativo do projeto, disponível para IOS e Android, você pode acompanhar os créditos gerados mensalmente na sua conta de energia e saber quais são os materiais recebidos. 

Os resíduos recebidos para Bahia são:
materiais recicláveis que geram desconto

“E em que a ESA Jr. pode me ajudar nisso?” É neste momento que entra o PGRS, sigla para Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, serviço que a ESA Jr. oferece. O projeto contempla o recebimento dos resíduos para condomínios e empresas. 

OBS: Além disso, a ESA Jr. também realiza o serviço focado em resíduos de saúde e de construção civil, o PGRSS E PGRCC, respectivamente.

Com o nosso serviço, você recebe um documento completo com as indicações da geração segregação, acondicionamento, identificação, coleta e transporte interno, armazenamento temporário, coleta e transporte externo, tratamento e destinação final. 

Tanto na Vale Luz Empresa quanto na Vale Luz Condomínio é necessário que o estabelecimento separe e armazene os materiais recicláveis aceitos pelo projeto, limpos e secos. Para os condomínios, periodicamente, o caminhão do projeto passará pelos condomínios participantes para recolher os materiais recicláveis que serão pesados e o desconto será lançado diretamente na conta de energia do condomínio. A frequência da coleta pode ser semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou sob demanda, dependendo do volume de resíduos gerados pelo condomínio.

Para aderir ao projeto, basta baixar a Ficha de Cadastro do Projeto Vale Luz Condomínio, preenchê-la e enviar o documento assinado para o e-mail eficiencia@neoenergia.com. Após o envio do e-mail, basta aguardar o contato da equipe da Neoenergia para visita técnica no condomínio. Já para o atendimento voltado para empresas, a bonificação gerada com os resíduos coletados é direcionada para instituições sem fins lucrativos indicadas pela empresa participante. Para aderir é desejável que a empresa possua a prática da coleta seletiva e não possua parceria ou convênio com cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Periodicamente, o caminhão do projeto passará nas empresas participantes para recolher os materiais recicláveis que serão pesados e o desconto será lançado diretamente na conta de energia de uma instituição filantrópica (sem fins lucrativos) escolhida pela própria empresa. A frequência da coleta pode ser semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, dependendo do volume de resíduos gerados pela empresa. Para a empresa aderir ao projeto basta seguir o mesmo passo a passo dos condomínios.

Me fala aí se esse não é um super combo para contribuição em conjunto da melhora do meio ambiente? Dessa maneira podemos fazer a diferença ajudando o planeta e incentivando iniciativas sustentáveis e, no caso das empresas, impactar positivamente em projetos sociais!


Palavras-Chave: "resíduos sólidos"; "resíduos de saúde"; "vale luz coelba"; "PGRS"; "PGRSS"; "coleta seletiva".

Quer nos referenciar?
NOGUEIRA, A. ESA Jr. Como a elaboração de um PGRS pode diminuir a sua conta de luz?, 2024. Disponível em: https://www.esajr.com/blog 
17 visualizações0 comentário
bottom of page