top of page

Conservação Ambiental e Preservação: Entenda a diferença e a necessidade



Os termos, “conservação ambiental” e “preservação” tem significados diferentes, embora sempre sejam frequentemente usados como sinônimos.

A preservação está relacionada com a simples ação de proteger um ecossistema e/ou recurso natural da degradação, sendo assim, não utilizá-lo, mesmo que de modo racional e planejado.

Já a conservação ambiental, está mais relacionada com o uso sustentável e racional dos recursos naturais, garantindo assim, sua existência para gerações futuras.

Mas, e então, o que é Preservação do meio ambiente?

Bom, o termo refere-se à proteção integral de uma área natural, onde não haja interferência humana. Sendo assim, se faz necessária quando se encontra risco de perda da sua biodiversidade, tanto em espécie, ecossistema ou um bioma como um todo.

A palavra surgiu a partir de uma corrente ideológica, que foi denominada como preservacionismo, que tange à proteção da natureza independentemente de seu valor utilitário ou econômico, e aponta o ser humano como o agente causador da quebra desse, digamos, equilíbrio. De caráter protetor, propõe a criação de santuários intocáveis, onde não se sofre interferências relativas ao progresso e sua consequente degradação.

Alguns exemplos de preservação são as Áreas de Preservação Permanente (APPs), que tem a finalidade de “preservar os recursos naturais, onde, por definição, são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico da fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.”

Tudo isso, de acordo com o novo Código Florestal.

E o que é a Conservação Ambiental?

Esta é uma das correntes ideológicas mais discutidas no meio científico. Pois, pode ser caracterizada como um conjunto de ações que buscam o uso racional e sustentável dos recursos naturais, onde se busca obter uma alta qualidade de vida humana causando o menor impacto possível ao meio ambiente.

Essa preocupação com o meio ambiente surgiu lá em meados do século XIX, sobretudo por conta das mudanças ocorridas durante a Revolução Industrial, que fez com que pensadores criassem uma corrente ideológica, chamada de conservacionismo, que contempla o amor à natureza, alinhado ao seu uso racional e manejo criterioso pela humanidade.

Esse pensamento caracteriza a maioria dos movimentos ambientalistas, e pode ser identificado como um meio-termo entre preservacionismo e desenvolvimentismo, e se fundamenta também nas políticas de desenvolvimento sustentável, onde se busca um modelo de desenvolvimento que garanta a qualidade de vida, mas que mantenha os recursos necessários para a sobrevivência das futuras gerações.

Um exemplo para a Conservação Ambiental são as Unidades de Conservação (UCs), onde se estabelece o uso sustentável ou indireto de áreas naturais. E por definição, são “espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivo de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei.”

Por fim, os conceitos de preservação e conservação estão intimamente relacionados ao desenvolvimento sustentável, buscando assim, garantir que os interesses econômicos e as necessidades da geração atual não degradem os recursos naturais que servirão de sobrevivência para as gerações futuras.

Então, preservar e conservar o meio ambiente são ações necessárias para que as próximas gerações possam contar com os recursos para sua manutenção e subsistência.

Quer nos referenciar?

JUNIOR, Manoel. ESAJr. Conservação Ambiental e Preservação: Entenda a diferença e a necessidade. 2021. Disponível em: https://www.esajr.com/blog


Referências:


Preservação e Conservação ambiental. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/preservacao-ambiental.htm> Acesso em: 15 agosto. 2021.


E-CYCLE. Entenda a diferença entre preservação e conservação ambiental. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/preservacao-e-conservacao/>Acesso em: 15 agosto. 2021.






4.049 visualizações5 comentários
bottom of page