top of page

Crise sanitária do Coronavirus -Tranformações no ambiente de trabalho durante a Pandemia.

Atualizado: 28 de set. de 2020

Semelhante ao cenário atual, o mundo já viveu outras pandemias, como a Peste negra, a qual permaneceu assolando a humanidade por séculos devido à falta de uma rede de esgoto, coleta de resíduos e higienização básica na população. Paralelamente, na contemporaneidade apesar dos avanços significativos nas redes de saneamento, todo o planeta está lutando e se adaptando à nova realidade causada pelo coronavírus. Com isso, em meio a tantos contratempos causados pelo vírus um deles está relacionado com o ambiente de trabalho, dessa forma alternativas surgem para superar tal problemática, como: o trabalho remoto e readaptação ao trabalho presencial.


O trabalho em Home office:

Segundo a investigação desenvolvida por André Miceli, coordenador do MBA da Fundação Getulio Vargas, para evitar a disseminação do vírus no ambiente de trabalho e diminuir as aglomerações, o trabalho remoto tende a crescer em 30% após a pandemia no Brasil. Ainda nesse sentido, tem se observado diversas vantagens do Home office entre elas:


Redução de carros no tráfego.

Descongestionamento dos transportes públicos.

Bem estar do empregado, já que esse além de deixar de enfrentar uma rotina estressante no trajeto lar trabalho, possui maior conforto e flexibilidade na sua residência.


Contudo, existem alguns riscos relacionado ao trabalho remoto, como:


Dificuldade de conciliar a vida privada da profissional.

Menor empatia e solidariedade entre os trabalhadores, devido a falta de laços de amizade, podendo resultar assim no aumento na disputa e competitividade nesse espaço. .

Logo, tomando essas informações como base, as corporações que adotarem tal molde terão que aprender novas formas de motivar e engajar seus trabalhadores, através da criação momentos de interação, de cultura, de aproximação dos times por conta da falta de contato presencial, apenas tecnológico entre os funcionários.


Readaptação ao trabalho presencial:


Existem algumas empresas e estabelecimentos os quais não possuem a viabilidade de adotar o trabalho remoto, então levando em consideração esse cenário um time de médicos do trabalho e infectologistas do Sesi confeccionou uma cartilha com medidas para combater a disseminação da doença no ambiente de trabalho além do uso constante de máscaras e álcool em gel, entre essas medidas estão:


Reforço da limpeza de locais que ficam mais expostos ao toque das mãos como maçanetas de portas, braços de cadeiras, teclados, bancadas e de ferramentas compartilhadas.

Aumento da ventilação do ambiente com a instalação de filtros de ar-condicionado que contribuam para desinfetar o local.

Instalação de barreiras físicas também é outra solução possível para proteger os empregados de secreções respiratórias de seus companheiros.

Flexibilização de turnos e criação de novos horários de trabalho pode ajudar as organizações a diminuírem seus horários de pico.


Portanto, fica evidente que existem diversos desafios para o ambiente de trabalho durante esse período conturbado de Coronavírus, porém, assim como na peste de Justiniano tais momentos de pandemia exigem maior atenção global para os sistemas de saneamento básico, logo, empresas da área como a ESA jr são essenciais para superar esse grande desafio. Ficou interessado e deseja entender mais sobre saneamento básico e sua importância? Entre em contato com a gente.


Autoria: Lóurence Gomes

Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental - UFBA


 

Quer nos referenciar?


GOMES, Lóurence . Esa Jr. Crise sanitária do Coronavirus-Tranformações no ambiente de trabalho durante a Pandemia. . 2020. Disponível em: https://www.esajr.com/post/crise-sanitária-do-coronavirus-tranformações-no-ambiente-de-trabalho-durante-a-pandemia

 


Referências:

WARUSKA GOEKING. Home office' deve crescer 30% após crise de coronavírus, aponta FGV. ValorInveste.globo. Disponível Em:<https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreenda-se/noticia/2020/04/14/home-office-deve-crescer-30percent-apos-crise-de-coronavirus-aponta-fgv.ghtml >. Acesso em: 3 de Julho de 2020.


LAIS ALEGRETTI. Turnos alternados? As ideias que podem mudar o ambiente de trabalho pós-coronavírus. BBC. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-52852529>. Acesso em 3 de julho de 2020


15 visualizações0 comentário
bottom of page