top of page

Cuidados na indústria alimentícia com o COVID-19



Você está atento aos cuidados necessários de saneamento nas empresas alimentícias durante o COVID-19? Esse artigo é conduzido para te ajudar a garantir melhor proteção para a humanidade, maior atenção com os alimentos e prevenção da disseminação da doença.


O saneamento básico no Brasil é regulamentado pela Lei nº 11.445/2007 que estabelece diretrizes nacionais para o mesmo. Por conseguinte, entre os procedimentos do saneamento básico há, sobretudo, higiene e segurança dos alimentos, dentre outros. Logo, fica evidente o quanto essa higienização é imprescindível para a sociedade.


Dentro desse contexto, o saneamento básico nas indústrias alimentícias é algo de extrema importância que visa diminuir e eliminar os riscos à saúde e, além disso, impactar no retardamento de alterações indesejadas nos alimentos. Nesse enquadramento, é importante ressaltar o nosso contexto atual, o planeta encontra-se enfrentando uma grande pandemia do COVID-19, um vírus de alto contágio, que é transmitido eventualmente no contato com infectados, por meio de secreções, como:

•Gotículas de saliva;

•Tosse;

•E espirro.

Além disso, a propagação do vírus pode ocorrer através do toque em objetos ou superfícies contaminadas, como: bancadas, recipientes, inclusive alimentos e suas embalagens, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos; e também pela falta ou pouca higienização. Apesar de ocorrer propagações por formas indiretas, ainda não se sabe ao certo quanto tempo o vírus pode sobreviver fora do corpo humano, entretanto, estudos sugerem que o coronavírus pode persistir nas superfícies por algumas horas ou até alguns dias, segundo um estudo publicado na revista científica "New England Journal of Medicine" é afirmado que o vírus consegue sobreviver até 3 dias, mas isso é modificado de acordo com o material, como mostra a seguir:

•Aço inoxidável- 72 horas (3 dias)

•Plástico- 72 horas (3 dias)

•papelão- 24 horas (1 dia)

•cobre- 4 horas.

E, assim, engloba mais uma pauta importantíssima para o assunto em questão que é a atenção com a gestão de resíduos adequada durante esse período. É preciso que os resíduos estejam acondicionados e sejam destinados de maneira segura e ambientalmente correta para que evite os impactos ambientais.


Mediante o exposto, é necessário que orientações e medidas importantes sejam seguidas ao que tange os cuidados com os alimentos, como:

•Analisar, cuidadosamente, a matéria-prima ao chegar aos locais, (por exemplo, restaurantes, mercados e açougues);

•Extremo cuidado e limpeza dos manipuladores com o alimento;

•Limpeza da cozinha e dos utensílios;

•E condição higiênica dos estoques e despensas.


Em segundo lugar, também é ideal ter mais atenção na:

•Utilização de água potável ao higienizar os alimentos

; •Higienizar, regularmente e corretamente, os equipamentos e utensílios de cozinha;

•Fazer com rapidez o período de espera do alimento entre o preparo e a distribuição;

•E guardar os alimentos nos lugares adequados com temperaturas adequadas.


Não sabe se as medidas adotadas estão sendo realizadas de forma correta, ou ainda não sabe como colocar em prática as ações exigidas pela legislação? Não se preocupe! Entre em contato clicando aqui que ajudaremos.



Autoria: Maria Eduarda

Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental - UFBA


 

Quer nos referenciar?


EDUARDA, Maria. Esa Jr. Cuidados na indústria alimentícia com o COVID-19 . 2020. Disponível em: https://www.esajr.com/post/cuidados-na-indústria-alimentícia-com-o-covid-19.


 

Fontes Utilizadas:

LEONHARDT, Cristina. CORONAVÍRUS COVID-19: ORIENTAÇÕES PARA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. Disponível em <https://tactafood.school/blog/coronavirus-covid-19-orientacoes-industria-alimentos> acesso em 25 de junho de 2020.


ALIMENTAÇÃO EM FOCO. Covid-19: saiba como proteger nossos alimentos desse vírus. Disponível em <https://www.google.com.br/amp/s/alimentacaoemfoco.org.br/higienizacao-alimentos-covid-19/amp/> acesso em 25 de junho de 2020.


UEFS.br. Cuidados para

manipuladores de alimentos em estabelecimentos comerciais em tempos de pandemia. Disponível em <http://www.ufes.br/sites/default/files/anexo/covid_cartilha_cuidados_para_manipulacao_de_alimentos_em_estabelecimentos_comerciais.pdf>. Acesso em 7 de julho de 2020.


11 visualizações0 comentário
bottom of page