top of page

Educação ambiental: Um desafio para a sociedade contemporânea


Apesar das ‘’selvas de aço e antena’’, mais conhecidas como ‘’cidades’’, serem os principais locais de moradia do ser humano no atual século XXI, é essencial ter o entendimento de que a sustentação e a força motriz delas provém da natureza. Com a frase ‘’nada se cria, tudo se transforma’’, dita pelo cientista francês, Lavoisier, é possível observar a importância da preservação ambiental, uma vez que todos os materiais utilizados para construções no meio urbano são derivados de elementos da natureza, expostos a transformações feitas pelo ser humano. Até mesmo o celular, ou computador que está te possibilitando ver esse artigo, é composto por elementos químicos e minerais, originados da natureza.

Apenas com os fatos descritos até agora, é conclusivo que a educação ambiental é de extrema importância para todas as nações deste planeta, pois é através dela que teremos um futuro mais próspero, já que é necessário o cuidado com o meio ambiente para a sobrevivência da maioria dos seres vivos da terra, inclusive nós. Apesar disso, ainda é um desafio para que a sociedade contemporânea se eduque, a ponto de tomar consciência de que a humanidade depende do meio ambiente, portanto, do cuidado que precisamos ter com ele. Um dos motivos para que muitas pessoas ainda não tenham a consciência necessária sobre o assunto, é o fato de que não se aborda com maestria a importância do zelo com a natureza de forma correta, especialmente do Brasil. Apesar do artigo 2° da lei n°9.795 exigir a educação ambiental como componente essencial da educação nacional, muitos institutos ainda não possuem uma qualidade mínima para trazer essa pauta com um ensino adequado, como a maioria dos colégios e faculdades públicas brasileiras, por exemplo.

Outro fator que interfere na prática da educação ambiental é a quantidade de empresas com pensamentos derivados de um ‘’capitalismo selvagem’’, do qual é responsável pelo desejo de possuir cada vez mais lucro, sem se importar com o dever, que é cuidar da sua própria casa, sendo esta, o planeta terra. Com essa realidade, muitas vezes até os estudantes começam a desenvolver muito cedo pensamentos do tipo ‘’como fazer para ter mais lucro’’ ou ‘’como executar um trabalho de forma mais eficiente’’ ao invés de pensar em como executar um trabalho de forma mais sustentável, ou no que um suposto trabalho irá influenciar em relação ao quesito social e ambiental. Devido a essa falta de educação ambiental por parte das grandes empresas, já ocorreram diversas tragédias relacionadas ao bem estar e a saúde da população brasileira, como alagamentos, por motivos de barragens mal planejadas, poluição de rios e lençóis freáticos, por descarte de lixo de maneira inadequada, invasão de animais silvestres em residências, pelo desmatamento excessivo, entre outras...

Apesar da escassez educacional em muitas regiões do país brasileiro, é de extrema importância que as pessoas estejam dispostas a viverem de modo mais sustentável, com consciência ambiental, para que as próximas gerações não tenham que enfrentar problemas maiores que os da contemporaneidade. Além de que o Brasil é um dos países que mais apresenta abundância em recursos naturais, sendo o que possui a maior quantidade de água potável do planeta, portanto o dever de cuidar do meio ambiente é ainda maior.


Quer nos referenciar?

VIANA, Francisco. ESA Jr. Educação Ambiental: Um desafio para a sociedade contemporânea. 2021. Disponível em: https://www.esajr.com/blog




Referências:

ARAÚJO, Inaura. Educação ambiental: Um desafio para a sociedade contemporânea. Revista científica multidisciplinar, Núcleo do conhecimento. Ano 2, Vol.16.pp, 18/03/2017. disponível em https://www.nucleodoconhecimento.com.br/meio-ambiente/educacao-ambiental Acesso em: 11/07/2021.

PAIVA, Thais. Os desafios da educação ambiental. CartaCapital. 22/05/2015. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/educacao/os-desafios-da-educacao-ambiental/ Acesso em 11/07/2021.

Aguaboa, Água Potável- Ranking dos 10 países com a maior quantidade. 05/07/2018. Disponível em https://aguaboa.com.br/agua-e-suas-propriedades/agua-potavel-ranking/ Acesso em 11/07/2021.



219 visualizações0 comentário
bottom of page