top of page

Entenda como os três pilares da sustentabilidade podem ajudar o Ecomarketing da sua empresa.


Atualmente falamos muito sobre a sustentabilidade no nosso dia a dia, enquanto muitas empresas e instituições tentam se adequar a esse novo estilo de vida dos consumidores que começaram a se importar mais com a natureza e seus recursos, é preciso entender o que é a sustentabilidade e em que ela se baseia para a sua estruturação e assim falaremos sobre os pilares da sustentabilidade e como sua empresa pode alcançar esse status de empresa mais sustentável.


Os três pilares da sustentabilidade são o social, econômico e ambiental. Para entender mais um pouco deles iremos destrinchar um pouco sobre cada um deles.

  • Social

O social está muito relacionado a como a sua marca se comporta ou como os representantes dela se posicionam sobre as causas sociais relacionadas com a preservação da natureza e próximo a como seu público alvo atua sobre essas manifestações ou ações sociais.

Muitas empresas que tem uma cara sustentável para o seu público fazem campanhas, ações sociais ou comovem seus funcionários para fazerem ações que promovam a preocupação da empresa com o meio ambiente e isso gera a visibilidade.


  • Econômico

O econômico tem relação direta com como a empresa apresenta o seu desenvolvimento econômico, tem boa procedência? O fornecedor é confiável? Como é o trabalho desses funcionários? Os fornecedores também tem responsabilidade ambiental? Tudo isso importa quando falamos de uma empresa verde, seu desenvolvimento econômico não deve existir às custas de um desequilíbrio nos ecossistemas a seu redor.

Os gastos estratégicos da empresa precisam ser pensados voltados para esse objetivo sustentável que a empresa almeja como ações com seus resíduos (PGRS) ou mudança de hábitos na redução da produção deles, como a impressão de papéis e plásticos.


  • Ambiental

E por fim, mas não menos importante a ambiental que fecha todos os ciclos das ações visando a sustentabilidade, neste pilar é preciso fazer medidas para compensar ou minimizar os impactos gerados pela empresa ou produção industrial. Gerando bons resultados para o meio ambiente e ainda podendo diminuir custos da empresa com maneiras de otimizar a sua produção, diminuindo a quantidade de recursos que despeja no meio ambiente e gera ou com o uso de energia limpa, entre outras muitas possibilidades.


  • Erros comuns

Muitas empresas fazem um ou dois pilares e se intitula empresas sustentáveis porém não conseguem atingir o público esperado exatamente por não serem vistas como sustentáveis pelo público e acabam passando a imagem errada para esse público, por isso é importante ser acompanhado por uma empresa que seja especializada em consultoria ambiental, ecomarketing ou Marketing Verde para que as ações da empresa sejam alinhadas com o objetivo da sustentabilidade e consiga realmente impactar positivamente o meio ambiente.

É típico a ação de promover ações de plantio de árvores após a emissão de gases poluidores sem ver o real impacto gerado pela empresa e fazer ações a curto e longo prazo para conseguir diminuir essa degradação gerada pelos poluentes emitidos.


  • Como a ESA Jr pode ajudar

A ESA Jr consta com serviços de Ecomarketing e consultoria ambiental para solucionar as dores da sua empresa.


Quer nos referenciar?

MENEZES, Roberta. ESA Jr. Entenda como os 3 pilares da sustentabilidade podem ajudar o Ecomarketing da sua empresa. 2021. Disponível em: https://www.esajr.com/blog



Referências



QUAIS SÃO OS TRÊS PILARES DA SUSTENTABILIDADE. VG Resíduos. 15 de julho de 2019. Disponível em:


CONHEÇA OS 3 PILARES DA SUSTENTABILIDADE”. Pro Ambiental Tecnologia. Disponível em: <https://www.proambientaltecnologia.com.br/conheca-os-3-pilares-da-sustentabilidade/>. Acesso em 15 de julho de 2021


ENTENDA OS 3 PILARES DA SUSTENTABILIDADE”. Blog da Tera Ambiental. Disponível em: <https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/entenda-os-tres-pilares-da-sustentabilidade> . Acesso em 15 de julho de 2021


46 visualizações0 comentário
bottom of page