top of page

QUAIS IMPACTOS IMEDIATOS UMA MÁ GESTÃO DE RESÍDUOS PODE TE CAUSAR?



Com a institucionalização da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, buscou-se cada vez mais conversar sobre os impactos ambientais da má gestão dos resíduos sólidos, bem como apontar o caminho para o enfrentamento dessa questão questionando a responsabilidade de cada produtor. Pode-se observar que o gerenciamento inadequado dos resíduos numa empresa produz impactos imediatos, alguns desses impactos são:

  1. Poluição ambiental: A má gestão dos resíduos sólidos resulta numa maior degradação dos espaços naturais, alterando as características físicas, químicas e biológicas normais da atmosfera e as empresas têm responsabilidade social frente aos seus resíduos e a destinação adequada deles.

  2. Marketing negativo: Ter a marca envolvida em situações de impactos ambientais negativos reflete na reputação da mesma. Além disso, empresas que adotam práticas mais responsáveis e preocupação com o meio ambiente tendem a ser mais bem vistas pelo consumidor. Em estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso.

  3. Redução dos lucros: Acontece que a má gestão dos resíduos, além de causar impactos ambientais negativos, também gera uma economia linear dentro da empresa, onde se extrai o recurso, fabrica o produto e descarta o resíduo. Mas esse processo pode ser de forma circular e garantir aumento na lucratividade da empresa, com o resíduo retornando a cadeia produtiva e se transformando em um novo insumo ou produto.

  4. Multas e paralisação das atividades: Os impactos causados pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos, perpassam questões ambientais e também é considerada uma questão financeira, visto que, sanções ambientais são aplicadas em casos de empresas que não cumprirem com suas obrigações relativas aos resíduos sólidos.


É bem claro que a má gestão dos resíduos sólidos impacta de diversas formas o meio ambiente e o seu modelo de negócio, e desenvolver uma logística coerente para os resíduos da sua empresa pode até parecer burocrático e cansativo, mas é fundamental garantir que ela funcione e descartar os quatro impactos citados acima. E a ESA Jr. pode te ajudar nisso! Possuímos o projeto do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que estuda, planeja e direciona todo a gestão de resíduos do seu empreendimento, para saber mais, basta entrar em contato.


Quer nos referenciar?

GUERRA, Alice. ESA Jr. Quais impactos imediatos uma má gestão de resíduos podem te causar?. 2021. Disponível em: https://www.esajr.com/blog


Referências:


Neon. “Tudo sobre economia circular e sua importância para gestão financeira”. Disponível em: <https://focanodinheiro.neon.com.br/controle-fin anceiro/economia-circular>. Acesso em: 13 de Julho de 2021.


TopSun. “Responsabilidade social: Pesquisa aponta que 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis“. Disponível em<https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/top-sun/top-sun-energia-solar/noticia/2021/03/02/responsabilidade-social-pesquisa-aponta-que-87percent-dos-brasileiros-preferem-empresas-com-praticas-sustentaveis.ghtml>. Acesso em: 13 de Julho de 2021.


VG Resíduos. “Quais impactos ambientais de uma má gestão de resíduos?”. Disponível em: <https://www.vgresiduos.com.br/blog/impactos -ambientais-ma-gestao-de-residuos/#:~:text=Os%20impactos%20da%20m%C3%A1%20gest%C3%A3o,dano%20a%20sa%C3%BAde%20das%20pessoas.>. Acesso em: 13 de Julho de 2021.

288 visualizações0 comentário
bottom of page