Quem é o Consumidor Consciente?

Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor, isso é Consumo Consciente: uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.


O consumidor consciente é aquele que adota o hábito de analisar além de preço e marca, questões relacionadas ao meio ambiente, a saúde humana e animal e as relações justas de trabalho. Sendo assim, esse consumidor é um agente transformador da sociedade que age em prol da sustentabilidade., buscando maximizar as conseqüências positivas e minimizando as negativas de suas escolhas de consumo.

Produzir menos lixo, conhecer a origem e os processos de fabricação dos produtos que compramos e saber os impactos que eles causam ao longo de toda sua vida útil, da extração da matéria-prima ao descarte final, são algumas das atitudes que fazem parte do consumo consciente.


Dicas para se tornar um consumidor consciente:


1. Avalie os impactos de seu consumo: Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.

2. Planeje suas compras: Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente.

3. Consuma apenas o necessário: Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.

4.Reutilize produtos e embalagens: Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.

5.Separe seu lixo: Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

6.Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas: Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

7. Não compre produtos piratas ou contrabandeados: Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

8. Divulgue o consumo consciente: Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

9. Use sacolas retornáveis: A decomposição de sacolas plásticas leva séculos. Por isso, sempre que possível, utilize sacolas que sejam retornáveis ou bolsas no estilo ecobags!

10. Reflita sobre seus valores: Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.


Além de fazer a sua parte como elo final da cadeia de produção, é muito importante que o consumidor consciente cobre ações do poder público. Apenas agir de maneira mais sustentável no plano individual não é suficiente para fazer com que o mundo mude sua lógica de produção e consumo; é preciso agir no todo, divulgar a causa, exigir leis que regulamentem os processos de produção e as substâncias permitidas nos itens de uso diário. Cobrar, enquanto cidadão, para que governos e empresas coloquem sua força a favor das pessoas e não apenas no lucro desenfreado.


Nós da ESA Jr podemos te ajudar a realizar ações de um consumidor consciente, oferecendo serviços de educação ambiental e plano de gerenciamento de resíduos sólidos, que propõe a redução da degradação ambiental e conscientização ambiental. Conheça o nosso site: https://www.esajr.com/



Autoria: Rita Ariele

Bacharelanda em Engenharia Sanitária e Ambiental - UFBA



Quer nos referenciar? ARIELE, Rita. Esa Jr. O Quem é o Consumidor Consciente?. 2020. Disponível em: https://www.esajr.com/post/quem-é-o-consumidor-consciente


Referências:

BRASIL. “O que é o consumo consciente? ”. Ministério do Meio Ambiente. Disponivel em: https://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/quem-e-o-consumidor-consciente/item/7591.html


Equipe Akatu. “Os 12 princípios do consumo consciente”. Akatu: por um consumo consciente. Disponivel em: https://www.akatu.org.br/noticia/conheca-os-12-principios-do-consumo-consciente/


Equipe ECycle. “O consumo consciente”. Akatu: por um consumo consciente. Disponivel em: https://www.ecycle.com.br/6414-consumo-consciente.html



1 visualização

marketing@esajr.com

Whatsapp: +55 (71) 99276-4373

Horário de funcionamento: 08h - 17h​

Escola Politécnica da UFBA, 3º andar. Rua Aristides Novis, nº 2, Federação.

  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram