Amazônia um equilíbrio ameaçado

Atualizado: Set 28

A maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, possui uma grande extensão territorial com aproximadamente cinco milhões de quilômetros quadrados transpassando mais oito países sendo eles: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Considerada por muitos, o pulmão do planeta, uma vez que, exerce grande influência no controle das mudanças climáticas. Possuindo a maior bacia hidrográfica do mundo o que contribui para estabilização do clima global, acomodando a maior biodiversidade do planeta e o maior Bioma do Brasil. Sendo de extrema importância para a sustentabilidade natural, assegurando o controle de pragas, a descoberta de medicamentos, produção de cosméticos entre outras coisas.


Ao longo dos anos, a Floresta Amazônica vem chamando atenção devido ao aumento de desmatamento e as constantes queimadas, influenciando na concentração exacerbada dos gases de efeito estufa, segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) “O desmatamento na região representa hoje a liberação de 200 milhões de toneladas de carbono por ano (2,2% do fluxo total global)”. Diversas áreas já foram devastadas e grande parte do território está sendo destruído de maneira desenfreada, colocando em perigo o equilíbrio do ecossistema.


É incontestável a função primordial que a Amazônia exerce, mantendo a qualidade do solo, armazenamento de água doce e proteção da biodiversidade, assim como a evolução da biotecnologia. Formando a base para o equilíbrio, exercendo efeitos em diferentes pilares, tais como:


Nos recursos hídricos


Concentra 20% da água doce do planeta, sendo portanto maior bacia hidrográfica do mundo. Logo a água utilizada para diferentes atividades , como: consumo humano, navegação, no o aproveitamento energético e a subsistência.

Nas alterações climáticas;

Exerce um papel fundamental no equilíbrio das mudanças climáticas, já que centraliza uma elevada quantidade de carbonos nos tecidos vegetais. Portanto, quando ocorrem desmatamentos e incêndios recorrentes existe a emissão em larga escala de carbono e outros gases, aumentando a temperatura de forma desenfreada. Uma cartilha do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) diz que “emissões de CO² (9 bilhões de toneladas por ano)”. Desencadeando o efeito estufa, derretimento de geleiras, aumento do nível mar, inundações, redução de colheitas, extinção de espécies.


Na população indígena.


A região amazônica abriga a maior parte da população indígena do Brasil, sendo extremamente necessário para dar continuidade a cultura e modo de vida. A experiência e o conhecimento do povo indígena na utilização dos recursos da florestas contribuem para o aumento da diversidade da fauna e da flora, sendo crucial para continuidade das tradições indígenas.


Mas como posso ajudar na preservação?


Todos somos responsáveis por cuidar e colaborar na redução dos impactos que geram desgaste ambiental, um agente determinante para a degradação da Floresta Amazônica. Dessa forma coloque em prática algumas ações, como: Consumo consciente, redução do consumo de carne e derivados, uso de alimentos orgânicos, manejo sustentável e compre de empresas que promove ações sustentáveis. Mas como posso fazer a diferença com a minha empresa? Faça o gerenciamento de seu resíduo, use energia renovável, faça a reutilização de água. Seja o propulsor de mudanças, exigindo melhoria na saúde do planeta e compartilhando seu conhecimento.


Entre em contato que o ajudaremos, estamos aguardando.


Autoria: Michele Santana

Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental - UFBA

Quer nos referenciar?

SANTANA, Michele . Esa Jr. Amazônia um equilíbrio em risco. . 2020. Disponível em: https://www.esajr.com/post/amaz%C3%B4nia-um-equil%C3%ADbrio-amea%C3%A7ado





Referências:



REFERÊNCIAS UTILIZADAS:


IPAM AMAZÔNIA. A importância das florestas em pé. Disponível em <https://ipam.org.br/cartilhas-ipam/a-importancia-das-florestas-em-pe/> Acesso em 04 de setembro de 2020.


OLIVEIRA, ANA CLARA. Por que falar da importância da Floresta Amazônica para crianças?. Disponivel em <https://leiturinha.com.br/blog/importancia-da-floresta-amazonica/> Acesso em 04 de setembro de 2020.


FREITAS, Vladimir Passos. Amazônia e seus desafios na proteção do meio ambiente. Disponível em <https://www.conjur.com.br/2020-jul-19/amazonia-desafios-protecao-meio-ambiente> Acesso em 04 de setembro de 2020.


MADE FOR MINDS. Amazônia brasileira: uma história de destruição. Disponível em <https://www.dw.com/pt-br/amaz%C3%B4nia-brasileira-uma-hist%C3%B3ria-de-destrui%C3%A7%C3%A3o/av-5274147> Acesso em 04 de setembro de 2020.


SANTOS, Tiago Moreira d. Terras indígenas protegem a floresta. Disponível em<https://terrasindigenas.org.br/pt-br/faq/tis-e-meio-ambiente#:~:text=A%20conserva%C3%A7%C3%A3o%20ambiental%20das%20Terras,viver%20e%20ocupar%20um%20lugar.> Acesso em 04 de setembro de 2020.

1 visualização

marketing@esajr.com

Whatsapp: +55 (71) 99276-4373

Horário de funcionamento: 08h - 17h​

Escola Politécnica da UFBA, 3º andar. Rua Aristides Novis, nº 2, Federação.

  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram